Subprojeto


O estudo dos pressupostos teóricos da história das disciplinas escolares mostra que elas são incluídas no currículo escolar a partir de interesses que determinam a legitimidade de determinados saberes em uma  poca específica (CHERVEL, 1990). Nesse contexto, a inserção da Educação Física no ambiente escolar foi pautada em interesses políticos e econômicos momentâneos. Tal fato pode ser percebido analisando-se as tendências pedagógicas que a Educação Física escolar assumiu ao longo de sua existência: Educação Física Higienista, Militarista, Pedagogicista e Competitivista (GHIRALDELLI JÚNIOR, 1988). 
Atualmente, a Educação Física escolar apresentou avanços pedagógicos nas últimas duas décadas, sendo definida como uma disciplina que introduz e integra o aluno do ensino fundamental na cultura corporal de movimento, contribuindo para a formação do cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir de forma crítica dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas, das ginásticas (BRASIL, 1998). Entretanto, em diversas escolas, a Educação Física do ensino fundamental ainda tem se apresentado como uma disciplina essencialmente procedimental, principalmente voltada para o ensino descontextualizado de jogos com tipificação esportiva ou recreação, reforçando a ideia de que os conteúdos pertinentes à sua área são advindos, quase que unicamente, dos conhecimentos de conotação utilitaristas ou voltados para a descontração. Além disso, algumas práticas pedagógicas conservadoras, pautadas na perspectiva da aptidão física, da repetição mecânica e descontextualizada dos movimentos e, em alguns casos, da busca incessante da eficiência, distanciam parte dos alunos, que sentem dificuldades em perceber a importância deste componente, reforçando, então, o aumento já identificado da evasão dos alunos das aulas de Educação Física em direta correspondência ao nível de escolaridade (SILVA et. al., 1996).
Diante do contexto exposto acima, bem como dos objetivos preconizados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental na formação cidadã do aluno, é importante que a Educação Física dialogue com as outras disciplinas escolares num esforço conjunto de abordagem interdisciplinar de temas relevantes à formação humana. Sendo assim, a pesquisa visa aproximar cinco disciplinas escolares – Educação Física, Literatura, Filosofia, Ciências e Matemática – com o intuito de proporcionar aos escolares uma compreensão mais elaborada e aprofundada dos temas escolhidos. Considerando o fato da Literatura e Filosofia não integrarem as disciplinas formais do ensino fundamental, essa intervenção interdisciplinar busca, também, superar os obstáculos que porventura inviabilizem a inserção dessas duas disciplinas no ensino fundamental. Espera-se que, a partir dessa pesquisa colaborativa, os alunos da graduação participantes do programa e os professores supervisores sejam capazes de perceber as diversas possibilidades de intervenções de cunho interdisciplinar dessas áreas, bem como a riqueza de conhecimentos que essas intervenções podem proporcionar na formação crítica dos alunos.


OBJETIVO GERAL


Elaborar propostas de intervenção de caráter interdisciplinar entre cinco componentes curriculares – Educação Física, Literatura, Filosofia, Ciências e Matemática – promovendo uma aprendizagem contextualizada e sólida na formação dos alunos de diferentes séries do ensino fundamental de escolas públicas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS



1) Proporcionar aos alunos da graduação, envolvidos no programa, um contato com a docência na educação básica, permitindo-lhes problematizar a teoria discutida na universidade a partir da prática vivenciada nas escolas;

2) Realizar simpósios, seminários e encontros de socialização das experiências vividas pelos graduandos e professores, possibilitando o compartilhamento de tais experiências com os graduandos que não integrarem o programa;

3) Promover a aproximação entre os professores dos componentes envolvidos, instigando-lhes a discutir as possibilidades de interdisciplinaridade entre tais componentes curriculares, na abordagem de temas similares a partir de diferentes focos, problematizando as dificuldades encontradas em suas práticas pedagógicas e as possibilidades de superação das mesmas a partir da participação nesse projeto;

4) Aproximar os professores da educação básica junto à universidade, tornando-os colaboradores da formação dos futuros docentes, bem como possibilitando-lhes a oportunidade de formação continuada;

5) Organizar oficinas, reuniões, eventos culturais de aproximação das famílias dos alunos junto às escolas;

6) Elaborar documentários, registros escritos e falados, e diversos outros tipos de materiais didáticos a serem catalogados e disponibilizados em um acervo pedagógico da universidade.



AÇÕES


Conforme explicitado nos PCN’s, “a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. Nesse sentido, ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar e prever algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários” (BRASIL, 2002, p. 88-89). Portanto, a partir do momento em que os alunos bolsistas de todos os subprojetos forem às escolas com o intuito de diagnosticar o ambiente escolar, compreendendo seu contexto sócio-cultural e pedagógico, será possível identificar as reais necessidades de cada uma das escolas envolvidas nesse projeto. Posteriormente, na fase de sistematização e análise dos dados levantados pelos alunos bolsistas, todos os subprojetos envolvidos apresentarão seus diagnósticos de modo que todos os integrantes do PIBID/2011 possam identificar e escolher, coletivamente, os conteúdos que serão abordados por todos os subprojetos na elaboração das colaborações pedagógicas interdisciplinares. Essa escolha deverá respeitar a relevância social dos conteúdos, a característica dos alunos das escolas envolvidas, bem como as especificidades dos conhecimentos das áreas envolvidas nesse projeto institucional.

É importante ressaltar que, durante todo o período destinado às colaborações pedagógicas, o subprojeto de Educação Física abordará o conteúdo selecionado pelo grupo, a partir do viés da Educação Física, ou seja, considerando todos os aspectos inerentes aos conteúdos da cultura corporal de movimento. Dessa forma, a Educação Física poderá, através dos Jogos, Brincadeiras, Esportes, Lutas e Ginásticas, estimular nos alunos a valorização da cultura corporal de movimento como instrumento de expressão de afeto, sentimento e emoção; respeito às diferenças e características relacionadas ao gênero; respeito às próprias características físicas e de desempenho motor, bem como a dos colegas, sem haver discriminação por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais; adoção de atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade na prática dos jogos, lutas e dos esportes; encaminhamento de conflitos de forma não violenta; conhecimento, organização e intervenção no espaço de forma autônoma, bem como reivindicação de locais adequados para a promoção de atividades corporais e de lazer, dentre outras possibilidades (BRASIL, 1998).

Durante as reuniões de planejamento das colaborações pedagógicas, que ocorrerão durante todo o período de execução do projeto, o subprojeto da Educação Física compartilhará com os demais subprojetos os resultados obtidos nas intervenções, com isso permitindo a todo o grupo uma avaliação e readequação constante da nossa proposta de colaboração pedagógica interdisciplinar. Além desse foco interdisciplinar das ações dos bolsistas, há também a previsão das seguintes ações:

1) Seleção dos estudantes-bolsistas e do supervisor escolar;

2) Elaboração de um diagnóstico da estrutura, do trabalho docente e do cotidiano em sala de aula em cada
uma das escolas envolvidas no projeto;

3) Proporcionar aos alunos-bolsistas o acompanhamento da rotina escolar e da prática pedagógica através
da observação do trabalho docente,

4) Realização de encontros semanais entre os alunos-bolsistas e os coordenadores das áreas para a
discussão de textos comuns referentes à atuação pedagógica, bem como reuniões para a discussão de
textos específicos da atuação em Educação Física;

5) Organização de eventos na universidade para a socialização dos resultados obtidos, oportunizando aos
alunos que não fizerem parte do grupo bolsista, o conhecimento do impacto das ações desenvolvidas no
ensino fundamental;

6) Organização de eventos nas escolas com o intuito de aproximar as famílias dos escolares ao ambiente
escolar, melhorando a relação família-escola e aproximando a escola à realidade dos alunos;

7) Produção de trabalhos a serem submetidos e apresentados em eventos regionais e nacionais da área
pedagógica, socializando e discutindo os resultados obtidos nas intervenções interdisciplinares;

8) Realização do planejamento coletivo das atividades pedagógicas de toda equipe integrante
(coordenador da área, supervisor e alunos-bolsistas) a serem desenvolvidas em sala de aula;

9) Construção de documentários, registros escritos e falados, e diversos outros tipos de materiais didáticos
a serem catalogados e disponibilizados em um acervo pedagógico da universidade;

10) Produção de relatórios.



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